quinta-feira, 21 de agosto de 2008

e quando a gente perde...?

na minha busca incessante pelo que postar
(vale ressaltar que esse é meu primeiro post decente)
achei a notícia que, realmente, nenhum brasileiro queria ver:

"Seleção feminina repete derrota para os EUA e fica com a prata no futebol"
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u436189.shtml

e isso me fez lembrar de todas as vezes que eu perdi.
nas minha competições... campeonatos de Kung Fu.

o primeiro, ano passado
dei o melhor de mim. os juízes deram uma pontuação ótima!
melhor do que as três meninas que competiram antes de mim
e, na pontuação final:

fiquei em terceiro.

o pior nem foi esse. o pior de tudo foi saber que tinha sido roubada.
tiraram pontos de mim sem explicação.
duas garotas, da mesma academia, ficaram em primeiro e segundo.

desprezo? depressão? choro?
muito.
não queria. eu não ia subir naquele pódium. não ia compactuar com aquela palhaçada.
mas mãe, namorado, professor, amigos e o diabo a quatro...
disseram que eu não devia me render tão fácil.

eles estavam certos?
...bom, minha voz interior disse que sim.
e, finalmente, subi pra pegar a medalha amaldiçoada.
até que ela é bonita.
enfeita minha parede. junto com os certificados, outras duas medalhas de bronze.
dois troféus de ouro em cima da televisão.

esse ano, perdi de novo.
dessa vez, fiquei em quarto nas duas categorias.
eu me odiei.
"Você sabia que podia ter ganho..."
foi o que um amigo meu me disse.
e, nessa hora, eu caí no choro. um soluço que desprendia da garganta.
isso na primeira categoria. na segunda, eu dei o melhor de mim, mesmo!
ai, vai lá uma palhaça, faz um kati bem tosco...
mas tem uma abertura no meio do kati.

grande. fez um décimo a mais que eu.
UM DÉCIMO!!!
diferença de 7,00 e 7,01 sabe?!
dessa vez, não chorei.
porque, melhor do que a medalha, só meu professor falando:
"Você foi muito bem!"

depois, é claro que eu chorei em casa.

2 comentários:

Patrícia Velloso disse...

Nossa,você tem talento para escrever Dora!
E sobre a luta,você não lutou contra palhaças,lutou contra si mesma.

Anônimo disse...

Bom...
quando vc decide que a vitoria é seu objetivo, a derrota passa apenas a ser uma opçao...
faça com que seus momentos de fraqueza virem verdadeiros escudos para enfrentar o que quer que venha te atacar, e que em suas vitorias voce se lembre de suas derrotas e veja o quanto vc aprendeu com elas.
Voce pode ter perdido uma batalha, mas não perdeu a guerra...